Documentário e Mercado no Brasil: Da produção à sala de cinema
Documentário e Mercado no Brasil: Da produção à sala de cinema
- EditoraALAMEDA
- Modelo: 9V93051
- Disponibilidade: Em estoque
R$ 40,80
R$ 48,00
Como um documentário, munida de provas (índices, gráficos, listas, valores, rankings), apoiada no depoimento de pessoas afetas à área (realizadores - dentre eles o ainda e sempre instigante Eduardo Coutinho - produtores, dirigentes de empresas), lidando com um tema quase universal, estimulante, apaixonante mesmo, de uma originalidade incontestável, Teresa Noll Trindade constrói o seu alentado documentário. Aliás, o seu Documentário e mercado no Brasil uma obra pujante que põe em relevo o estado de coisas deste gênero (formato? modo de representação?) desde a virada do século até aqui, quando esta forma expressiva audiovisual se emparelha com as obras de ficção em termos de notoriedade e de importância, embora nem tanto no aspecto de resultados comerciais, como um produto incerto para um mercado instável.
O desafio de Teresa é vencido com todo o garbo, fazendo um retrato «documental» bastante realista da cadeia econômica deste conjunto de filmes que se bate para ser reconhecido nas salas convencionais de cinema ou nas telas da televisão, enfrentando a fragilidade de políticas estatais, pressionado entre o volume crescente de produção e a resistência dos distribuidores, das salas e da própria audiência. O livro mapeia esta situação e dá um quadro completo deste complexo meio ambiente audiovisual, pensado aqui com pertinência e competência, não fosse o resultado de uma aplicada dissertação de mestrado. Com ele ganhamos todos, por ser um documento que pensa o documentário de forma clara e objetiva. Um texto gerado com uma lógica expositiva quase dramática, iluminando com luz forte o enquadramento da atividade, sem o muito frequente recurso às ilusões da ficção.
Tunico Amancio
Departamento de cinema e vídeoUniversidade Federal Fluminense
O desafio de Teresa é vencido com todo o garbo, fazendo um retrato «documental» bastante realista da cadeia econômica deste conjunto de filmes que se bate para ser reconhecido nas salas convencionais de cinema ou nas telas da televisão, enfrentando a fragilidade de políticas estatais, pressionado entre o volume crescente de produção e a resistência dos distribuidores, das salas e da própria audiência. O livro mapeia esta situação e dá um quadro completo deste complexo meio ambiente audiovisual, pensado aqui com pertinência e competência, não fosse o resultado de uma aplicada dissertação de mestrado. Com ele ganhamos todos, por ser um documento que pensa o documentário de forma clara e objetiva. Um texto gerado com uma lógica expositiva quase dramática, iluminando com luz forte o enquadramento da atividade, sem o muito frequente recurso às ilusões da ficção.
Tunico Amancio
Departamento de cinema e vídeoUniversidade Federal Fluminense
Características | |
Autor | TERESA NOLL TRINDADE |
Biografia | Como um documentário, munida de provas (índices, gráficos, listas, valores, rankings), apoiada no depoimento de pessoas afetas à área (realizadores - dentre eles o ainda e sempre instigante Eduardo Coutinho - produtores, dirigentes de empresas), lidando com um tema quase universal, estimulante, apaixonante mesmo, de uma originalidade incontestável, Teresa Noll Trindade constrói o seu alentado documentário. Aliás, o seu Documentário e mercado no Brasil uma obra pujante que põe em relevo o estado de coisas deste gênero (formato? modo de representação?) desde a virada do século até aqui, quando esta forma expressiva audiovisual se emparelha com as obras de ficção em termos de notoriedade e de importância, embora nem tanto no aspecto de resultados comerciais, como um produto incerto para um mercado instável. O desafio de Teresa é vencido com todo o garbo, fazendo um retrato «documental» bastante realista da cadeia econômica deste conjunto de filmes que se bate para ser reconhecido nas salas convencionais de cinema ou nas telas da televisão, enfrentando a fragilidade de políticas estatais, pressionado entre o volume crescente de produção e a resistência dos distribuidores, das salas e da própria audiência. O livro mapeia esta situação e dá um quadro completo deste complexo meio ambiente audiovisual, pensado aqui com pertinência e competência, não fosse o resultado de uma aplicada dissertação de mestrado. Com ele ganhamos todos, por ser um documento que pensa o documentário de forma clara e objetiva. Um texto gerado com uma lógica expositiva quase dramática, iluminando com luz forte o enquadramento da atividade, sem o muito frequente recurso às ilusões da ficção. Tunico Amancio Departamento de cinema e vídeoUniversidade Federal Fluminense |
Comprimento | 21 |
Edição | 1 |
Editora | ALAMEDA |
ISBN | 9788579393051 |
Largura | 14 |
Páginas | 266 |